Share |

Sobre: Autárquicas 2021

Setembro 8, 2021
Estivemos esta tarde com a Associação Recreativa e Cultural Praceta Cidade da Praia em Aldoar. Chamaram-nos por falta de receptividade ao diálogo e apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. São um exemplo de associativismo e de dinamização de pequenas alterações para o bem-estar da cooperativa que servem.
Setembro 8, 2021
Sessão pública sobre política cultural no Porto. Desde o acesso às bibliotecas e museus da cidade, à urgência de uma representação clara da cultura no executivo camarário, passando pela necessidade da criação de espaços comunitários ou da elaboração participada de uma carta municipal da cultura. Uma conversa alargada, importante em torno de um setor que tem estado à mercê da política propagandista de Rui Moreira e sobre o qual pouco se tem falado nesta campanha autárquica.
Setembro 6, 2021
Estivemos ontem no Jardim de Arca D'água em mais uma conversa Tanto a Fazer, desta vez sobre políticas locais com impacto na juventude. A grande variedade de intervenções de quem se juntou à conversa demonstrou que falar de políticas para jovens é falar de todos os âmbitos da política local.
Setembro 6, 2021
Estivemos ontem na ilha da oliveira. Uma ilha com 7 casas, 3 ainda ocupadas, 2 desocupadas recentemente. Chegaram a viver aqui 15 pessoas no passado. A dona Isabel vive aqui há 40 anos e está protegida. Manter-se-á, mas é a única. A dona Maria Luísa, também aqui vive há 40 anos. Mudou-se recentemente da casa 2 para a 3 porque, apesar da insistência ao longo dos anos, o senhorio - a obra diocesana - nunca fez obras na sua casa. Em fevereiro deste ano a obra diocesana vendeu a ilha sem acautelar a proteção das pessoas que aqui viviam.
Setembro 4, 2021
Estive hoje com o Mário Moutinho nas instalações da Associação de Moradores da Bouça, em entrevista para a Rádio Metropolitana Porto e para a Rádio Voz do Norte.
Setembro 4, 2021
Esta tarde no passeio solidário com o movimento pelo jardim da Boavista. Precisamos de uma cidade de serviços públicos e de espaços para quem vive na cidade. A especulação imobiliária e a cidade negócio não servem quem cá vive. Reverter os erros da entrega de solo central na cidade a operações imobiliárias é uma prioridade.
Setembro 3, 2021
Primeiro debate. Sobre acesso à habitação, precariedade laboral, transportes públicos, ambiente, sobre o tanto que ainda há por fazer e que o Bloco quer fazer. O Porto precisa de um vereador do Bloco para enfrentar o modelo de cidade negócio de Rui Moreira e garantir o direito à cidade. Não desistimos do Porto.
Setembro 2, 2021
Numa candidatura que junta pessoas, gente de verdade, diversa e que faz acontecer, os comícios servem para contar (e cantar) o tanto que há a fazer pela cidade toda. No dia 2 de setembro, com Rui David, Alexandra Oliveira, Rafael Victório, Teresa Summavielle, Maria Manuel Rola, Mário Moutinho, Susana Constante Pereira e Sérgio Aires, ouvimos falar das expectativas para a cidade e de um projeto que traz alternativas, pelos direitos sociais, pela democracia, pela cultura, pela ciência e conhecimento, pelo ambiente, pela habitação e pelo combate à pobreza.
Setembro 2, 2021
Joana Cruz, candidata à União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, na Globalnews.pt.
Setembro 2, 2021
Reunimos ontem com a MUBi Porto. Uma cidade que prioriza as bicicletas e os modos suaves de mobilidade, a par com o transporte público, é uma cidade que inevitavelmente será mais percorrivel, mais diversa e mais segura.
Setembro 1, 2021
O Bloco de Esquerda na cidade do Porto e a Catarina Martins estiveram ontem com as trabalhadoras das limpezas da CP. O protesto e a nossa presença já produziram efeitos: a CP anunciou ontem à noite que ia rescindir finalmente com a empresa intermediária, assumindo amanhã uma nova empresa que manterá as trabalhadoras. Valeu a pena lutar! Agora é preciso garantir que amanhã isto acontece mesmo, que todas as pessoas mantêm o seu posto de trabalho e que se garante também o pagamento dos salários em atraso. Por outro lado, o Estado devia deixar de recorrer a estes outsourcings e contratar diretamente estas trabalhadoras essenciais.
Agosto 31, 2021
O Bloco vem defendendo, nos últimos anos, a criação do Plano Municipal de Integração de Migrantes, proposta que reiteramos nesta candidatura e estamos certos que permitiria ao município acolher pessoas refugiadas que fogem para salvar as suas vidas - nomeadamente, e agora de forma urgente, ao que se passa no Afeganistão - ao invés de estar a condicionar uma resposta que é garante da dignidade e dos direitos humanos.
Agosto 28, 2021
"Estive este fim de semana com o Sérgio Aires, o candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda à Câmara do Porto. Apoio total a quem conhece a cidade como poucos e que poderá fazer a diferença. Força Sérgio!"
Agosto 27, 2021
Estivemos no Bairro de São Tomé, em Paranhos.