Share |

Em Memória das Vítimas de Acidentes de Viação

Abaixo é transcrito o texto distribuído na ação de autarcas do BE/Porto levada a cabo no dia 13 na Rua da Boavista.

Tantas vítimas nas ruas do Porto: é preciso parar a inconsciência social do Executivo Municipal

 

Na cidade do Porto continuam a registar-se, em cada ano, mais de 800 acidentes com vítimas de que resultam em média 10 mortos, 30 feridos graves, mais de 1.000 feridos leves… São números impressionantes mas que não levaram, até agora, a ações concretas dos Executivos municipais.

 

No “Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Viação” recentemente realizado, voltou a  ser referida a situação particularmente grave: em Portugal,  nos últimos 20 anos, morreram cerca de 40.000 pessoas, ficaram seriamente feridas 200.000 pessoas e registaram-se  mais de 1 milhão de feridos leves, em acidentes maioritariamente ocorridos dentro das localidades.

 

Só na cidade do Porto, apesar de inúmeros alertas (também na Assembleia Municipal), o cenário de sofrimento e perda de vidas humanas não se alterou:  em 2012 ainda ocorreram 809 acidentes com vítimas, causando 11 mortos, 11 feridos graves e 963 feridos leves. Uma barbaridade …

 

Para tentar responder à situação que se verificava no distrito do Porto, foi celebrado em finais de 2010 um  protocolo entre o extinto Governo Civil e os 18 municípios do distrito para a elaboração de Planos Municipais de Segurança Rodoviária. Apesar do apoio técnico da Universidade do Porto e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, foram poucos os planos municipais aprovados até ao momento. O município do Porto continua sem ter um plano de combate aos acidentes viários.

 

Doze anos de gestão municipal do PSD e CDS/PP deixaram também uma marca de morte e sofrimento na cidade: mais de 100 pessoas mortas, mais de 300 feridos graves, 10.000 feridos leves, em mais de 8.000 acidentes com vítimas.

 

Impõe-se  um corte com a política municipal do PSD e CDS. É preciso um outro olhar sobre as vítimas de acidentes de viação. Pisos anti-derrapantes em certos troços mais perigosos, medidas de acalmia de tráfego e desenho urbano amigo dos peões, são necessários.

 

A presença neste local (rua da Boavista, 892) onde se registaram acidentes com vítimas mortais é mais uma chamada de atenção, agora dirigida ao novo Executivo camarário. No Orçamento e Plano de Atividades para 2014 não há qualquer proposta quanto a esta intolerável situação.

 

Não desistiremos de lutar contra a sinistralidade viária na cidade do Porto.

 

13 de Dezembro de 2013  

O grupo municipal do Porto do BE