Share |

Porto tem maior rácio de casas no Airbnb por habitante do que Lisboa, Paris ou Amesterdão

Porto

No seu relatório sobre o mercado da habitação europeu, a agência de rating Moody’s dá conta de um fenómeno que se acentua nas capitais europeias desde 2012: a inflação do preço das casa ultrapassou o aumento do rendimento dos seus habitantes.

A agência coloca Lisboa no topo das cidades onde é maior o rácio de casas para alugar a turistas no Airbnb, com um valor de cerca de 32 habitações por mil habitantes, e à frente de cidades como Paris ou Amesterdão. A capital portuguesa tem visto nos últimos anos o arrendamento para turistas puxar para cima o preço das rendas e expulsar habitantes para fora do centro da cidade.

Contudo, sabe-se agora que na cidade do Porto esse rácio é ainda superior e já atingiu um valor de cerca de 37 habitações por mil habitantes.

O combate à proliferação do alojamento local foi desde sempre uma das bandeiras do Bloco de Esquerda no Porto, mas Rui Moreira recusou - em Outubro de 2018 - a proposta para suspender a atribuição de novas licenças para transformar casas de habitação permanente em alojamento para turistas. A CMP aceitou apenas encomendar um estudo à Universidade Católica sem a adopção de qualquer medida complementar e preventiva, conforme prevê a lei.

O grupo municipal do Bloco voltou, em Maio de 2019, a insistir no apelo a Rui Moreira “para suspender com urgência novos registos em toda a cidade” até à aprovação de regulamentação, mas novamente sem sucesso.

O estudo encomendado pela Câmara à Universidade Católica, entretanto divulgado, revelou que "mais de metade dos Alojamentos Locais no centro histórico do Porto foram instalados em casas que estavam ocupadas, o que faz supor a necessidade de aí se ter feito um despejo ou cessado contratos de arrendamento" (Público, 14/05/2019).

A partir de artigo originalmente publicado em Esquerda.net 30 de Maio, 2019 - 12:17h