Share |

Trabalhadores do Bingo da Boavista serão integrados com todos os direitos

De acordo com o ofício da Secretaria de Estado do Turismo enviado à Câmara Municipal do Porto, na sequência da aprovação do voto de solidariedade com os trabalhadores do Bingo da Boavista apresentado no Executivo Municipal pelo vereador Sérgio Aires, os trabalhadores receberão contacto da nova concessionária, "Venistiplet Gaming", com informação sobre a sua reintegração.

É também referido que  "é obrigação do concessionário  assumir as obrigações respeitantes aos trabalhadores afetos à exploração que cessou na Avenida da Boavista", "mantendo os seu contratos de trabalho e as respetivas condições contratuais" e que "o concessionário fica também obrigada a cumprir os instrumentos de representação coletiva de trabalho aplicáveis e aquela integração não pode acarretar a perda de quaisquer direitos e regalias dos trabalhadores em causa."

O voto de solidariedade com os trabalhadores do Bingo da Bovista,  apresentado a 21 de março foi aprovado por unanimidade em dois dos seus três pontos. O documento condenava ainda a atuação tardia do ministério da economia nesta matéria, ponto que foi chumbado tendo apenas os votos favoráveis do Bloco de Esquerda e do PCP.

A Pefaco, Portugal, antiga concessionária da exploração, tem vindo a lesar o Estado e trabalhadores pela falta de pagamento de impostos, de retribuições e subsídios devidos. A licença de jogos foi finalmente retirada à empresa em outubro de 2021 e esta foi entretanto declarada insolvente.

Os trabalhadores encontravam-se numa situação muito frágil já que ainda não existia concessionário conhecido e a Comissão Administrativa, reivindicação dos trabalhadores para manter o bingo em funcionamento até nova atribuição, não tinha sido constituída. Os trabalhadores tinham sido alvo de processo de despedimento no âmbito do processo de insolvência e a possibilidade do fim do prazo de garantia colocava-os em situação muito frágil.

 

 

 

 

AnexoTamanho
oficio.pdf1.27 MB