Share |

O Bolhão é para reabilitar

Começou a ser construído há pouco mais de 100 anos. Pela localização,  pela atividade tão característica das vendedoras e dos comerciantes, tornou-se rapidamente uma marca da cidade do Porto.

Nos últimos anos, por falta de obras de manutenção, este espaço emblemático está em mau estado de conservação. Desde Setembro de 2013 o Mercado do Bolhão é Monumento de Interesse Público, mas continuou o desinteresse das entidades públicas pela sua recuperação.

O Mercado do Bolhão escapou por pouco à destruição planeada pelo Executivo camarário dirigido pelo PSD e CDS/PP. Uma grande mobilização cidadã, a intervenção decisiva dos comerciantes e uma petição de mais de 50.000 pessoas do Porto e do país, conseguiram travar  a entrega do Mercado a uma empresa privada que, “para assegurar a rentabilidade económica do investimento”, defendia a demolição de todo o interior do Bolhão.

Mas foram principalmente as  mulheres do Bolhão a lutar contra o abandono e a degradação daquele equipamento. Foram a Lisboa, ao debate parlamentar sobre a preservação do Bolhão, têm estado na primeira fila de todas e todos que querem a urgente reabilitação do Mercado. E neste 8 de Março de 2015 é tempo de saudar, de forma simbólica,  o empenhamento e a persistência de tantas mulheres,  vendedoras e comerciantes, pela tão necessária realização de obras.

O BE/Porto estará, como sempre, com todas e todos que lutam por um Bolhão  com novas valências, novos serviços, como mercado de frescos e outros produtos alimentares, respeitando a sua função social. Não esquecemos as promessas municipais de reabilitar o Mercado. Não desistimos da luta por um Bolhão bem vivo, com gente dentro, emblema da cidade do Porto.