Cidadãos de Primeira

 Reunimos com o grupo "Cidadãos de Primeira", composto maioritariamente por pessoas em situação de sem-abrigo e outras que vivem em contextos de grande vulnerabilidade social .

Na agenda estiveram diversos temas, com destaque para a necessidade urgente de garantir transportes públicos gratuitos para pessoas em situação de sem-abrigo e para outros grupos socialmente desfavorecidos.

O Bloco de Esquerda sempre defendeu a gratuitidade dos transportes, não só como forma de promover um acesso mais democrático à mobilidade, mas também como medida estrutural para reduzir emissões e dar resposta à necessidade urgente de diminuir a circulação automóvel nas cidades.

Por isso, subscrevemos as propostas deste grupo de cidadãos e comprometemo-nos a continuar a lutar pela progressiva gratuitidade dos transportes públicos na cidade do Porto, com especial urgência no acesso gratuito para as populações mais carenciadas.

Trata-se de uma medida que, para além de facilitar a mobilidade no acesso a serviços (saúde, educação, cultura) e na procura de emprego, rompe com o isolamento social a que tantas vezes estas pessoas estão sujeitas.