Share |

BE trava Unidade Técnica para a Reorganização Autárquica no Porto

foto de iphil Photos, flickr

Na Assembleia Municipal do Porto, reunida extraordinariamente no dia 3 de Dezembro, o Bloco de Esquerda apresentou uma moção contra a proposta da Unidade Tecnica para a Reorganização Administrativa, que contemplava a  extinção de 8 freguesias da cidade do Porto.

 Se fosse concretizada a proposta do executivo, o Porto ficaria com apenas 7 freguesias. Seria o regresso a 1836, altura em que a cidade  tinha cerca de 50.000 habitantes. A votação do PSD e o CDS/PP mostrou que estes grupos traíram os seus eleitores do Porto, escolhendo antes apoiar o governo na sua ofensiva destrutiva das autarquias.

 O Bloco continua a defender a consulta dos cidadãos neste processo de reorganização das freguesias. A "Reorganização Administrativa Territorial Autárquica persegue outros objetivos: a centralização do poder, o enfraquecimento da participação popular nos órgãos autárquicos, a diminuição das competências, o fim da proximidade com as populações", pode ler-se na moção apresentada pelos deputados municipais do BE.

A moção do BE (que pode ser consultada na íntegra em baixo) foi aprovada por 28 votos a favor e 27 contra.

AnexoTamanho
Moção apresentada pelo BE na Assembleia Municipal180.16 KB