Cheias: Bloco de Esquerda defende maior investimento na proteção das populações

Fonte: Rui Duarte Silva

Neste sábado, 21 de Dezembro, os eleitos locais e dirigentes do Bloco estiveram presentes em Miragaia, manifestando a sua solidariedade com as populações afetadas pelas cheias do rio Douro registadas nos últimos dois dias. A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda do Porto defende:

1 – A manutenção de uma política de reforço dos meios técnicos e humanos da proteção civil e dos instrumentos de resposta, tanto ao nível nacional como municipal, valorizando o serviço coletivo prestado por estes profissionais.

2 – A necessidade imperiosa de constituição duma entidade supra municipal dotada de legitimidade democrática para monitorizar a situação e coordenar de forma eficaz a gestão dos caudais da bacia hidrográfica do Douro e a intervenção dos serviços de proteção civil dos diversos municípios atravessados pelo rio Douro. A criação destes instrumentos torna-se ainda mais urgente face à situação de emergência climática com que estamos confrontados e que já se traduz por eventos climáticos extremos, chuvas intensas e subidas rápidas dos leitos dos rios.

3 – O incremento das medidas municipais de apoio às populações afetadas, assim como o reforço dos meios de contingência em Miragaia e na zona da Ribeira.

A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda do Porto

Porto, 21/12/2019