Share |

Maria Manuel Rola

Maria Manuel Rola tem 38 anos, é natural de Aveiro e vive no Porto há mais de duas décadas. É licenciada em design gráfico pela ESAD de Matosinhos, estudou em Barcelona entre 2008 e 2009 e pós-graduou-se em webdesign. Frequenta um mestrado em Economia e Políticas Públicas onde se encontra a desenvolver uma tese sobre a regulação da habitação. É ainda dirigente nacional do Bloco de Esquerda.

 

Em 2017 assume o mandato de deputada pelo círculo do Porto pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República até 2022, tendo integrado as comissões de Ambiente, Ordenamento do Território, Poder Local e Habitação onde se bateu por matérias como o cancelamento da construção da Barragem de Fridão, o encerramento célere das centrais de Sines e Pego, a defesa dos STCP como transporte público de qualidade da região do Grande Porto, o combate à especulação imobiliária e a aprovação da Lei de Bases da Habitação.

 

Interveio ativamente pela declaração de emergência climática, na defesa dos direitos dos animais, no combate às touradas e pela proibição das corridas de cães. Propõs, ainda neste âmbito e com maior incidência na cidade do Porto, a inclusão dos edifícios abandonados do Ministério da Defesa na cidade do Porto - Oficinas Gerais da Boavista, Trem do Ouro e Edifício da Av. de França - no Ministério da Habitação para resposta habitacional. Bateu-se pela manutenção do terreno da Rotunda da Boavista na esfera pública e sem densificação construtiva e levou à Assembleia da República o caso dos edifícios da Escarpa da Arrábida.

 

Foi trabalhadora precária por vários anos e ativista contra a precariedade. Envolveu-se ainda em iniciativas associativas na cidade do Porto a nível cultural e pelo direito à cidade, como a extinta Associação Fatia Criativa ou a ativa Associação Cultra, ambas com trabalho na área da intervenção cultural e social.

 

Contacto

maria.rola@cm-porto.pt

vereacao.be@cm-porto.pt