Reunião com Associação das Coletividades do Porto

Estivemos na Associação das Coletividades do Concelho do Porto. As coletividades - um relevante pólo de sociabilidade e de encontro para a população - têm sido confrontadas com múltiplos desafios nos últimos anos. A perda progressiva de população tem impacto relevante no tecido associativo da cidade, mas muitas coletividades tiveram mesmo de encerrar por serem despejadas ou confrontadas com aumentos de rendas incomportáveis. Os apoios disponibilizados pelo município do Porto têm regras e procedimentos que deixam de fora muitas destas organizações, que precisam de apoios adequados às suas características para se poderem reerguer. A existência de um gabinete de apoio às coletividades no Município seria um passo relevante, nomeadamente para o tratamento de questões burocráticas com as quais se confrontam regularmente. Para além disso, sendo as associações importantes espaços de participação cidadã, a Associação de coletividades defende que estas deveriam ter presença nas Assembleias de Freguesia e Assembleia Municipal. As coletividades são espaços de exercício da cidadania, são parte da vida e da vitalidade da cidade. O seu desaparecimento é uma perda para a cidade e um enfraquecimento da democracia. É urgente salvar e recuperar o tecido associativo do Porto.