Bloco aprova recomendação sobre emprego na AMPorto

Foto de Felipe Ávila da Costa, flickr

Na segunda-feira passada, dia 28 de Janeiro, o Bloco de Esquerda apresentou uma proposta à Assembleia Municipal na sessão subordinada ao tema do Comércio, Restauração e Hotelaria na cidade do Porto.
Os membros do Bloco na Assembleia Municipal fizeram vincar o confronto de existência que existe no meio deste sector na cidade do Porto e pôs a nú a influência das decisões governamentais no agravar desta situação, tais como: desvalorização do salário e pensões, subida do IVA para 23%, cortes no crédito bancário, entre outras. O Bloco salientou também os efeitos do novo regime de arrendamento comercial, que irá ser responsável por mais encerramentos de estabelecimentos e despedimentos. Na proposta entregue à Assembleia Municipal pode-se ler: "Mais de 26% das insolvências são de estabelecimentos comerciais e mais de 45% dos desempregados provêm do comércio, restauração e hotelaria."
Marcando a importância que este sector tem para a cidade e para a sua economia, o Bloco de Esquerda pediu medidas municipais para "atenuar e contrariar o processo de destruição do comércio, da restauração e hotelaria da cidade.".
Tendo ido a votos as propostas do Bloco, foram aprovadas duas das três propostas.
A proposta de salientar o papel imprescindível do sector na afirmação da cidade do Porto e a proposta de recomendação ao Executivo que, no seguimento do estudo "A base económica do Porto e o emprego", actualize e aprofunde a caracterização da situação económica e social da cidade, para que os órgãos do município avancem com respostas integradas pela promoção do comércio, restauração e hotelaria, pelo emprego e revitalização do Porto, foram aprovadas.
A Assembleia Municipal do Porto rejeitou a proposta do Bloco de expressar o seu desacordo quanto às políticas de empobrecimento forçado dos trabalhadores e pensionistas e que têm consequências devastadoras a nível económico, social e cultural, após empate de votação (27 a favor e contra), com o voto de qualidade do Presidente da Mesa.