Share |

BE aprova moção na AM Porto contra o novo regime jurídico para as autarquias locais

Foto de The Nature Guy, flickr

Por iniciativa dos deputados na Assembleia Municipal (AM) do Porto do Bloco de Esquerda, foi aprovada, na última segunda-feira, uma moção que tomava posição contra o novo regime jurídico para as autarquias locais. 

 

A Proposta de Lei n.º 104/XII  vem propor um novo regime jurídico para as autarquias locais, que incluí acabar com alguns dos principais instrumentos de fiscalização dos Executivos  pelas Assembleias Municipais e de Freguesia, como é o caso das Moções de Censura. Por outro lado, esta proposta retira as competências das AM quanto à fixação de impostos e taxas municipais, para além de criar uma nova estrutura (não eleita mas bem remunerada - 43% do vencimento do PR) que passará a condicionar as principais decisões dos municípios. No caso das Juntas de Freguesia, o alargamento das suas competências acaba por não ser efectivo: apenas emissão de parecer sobre o nome das ruas, a conservação de abrigos de passageiros, o licenciamento de arrumadores de automóveis  ou a limpeza de balneários, lavadouros e sanitários.

 

Na moção apresentada pelo BE pode ler-se que nesta proposta "há mais centralização do poder, mais reforço do presidencialismo, menos fiscalização dos eleitos, menos participação popular e menos democracia local". A moção de desacordo com esta proposta de lei (texto integral em anexo) foi aprovada, apesar da abstenção do CDS e dos votos contra do PSD.

 

 

AnexoTamanho
Texto da moção do BE180.23 KB