Ana Luísa Amaral (1956-2022)

Nota de Imprensa

Ana Luísa Amaral faleceu na madrugada de 6 de Agosto, vítima de doença prolongada. Tinha 66 anos. Natural de Lisboa, viveu a maior parte da sua existência em Leça da Palmeira.

Doutorada em Literatura, foi professora no Departamento de Estudos Anglo-Americanos da FLUP. Autora de dezenas de títulos de poesia, ensaio, romance e de livros para infância, traduziu obras de Shakespeare e Emily Dickinson e teve, justamente, inúmeras distinções nacionais e internacionais pela sua produção literária: Grande Prémio de Poesia da APE em 2008, Prémio António Gedeão em 2012,  Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho em 2018, Prémio Virgílio Ferreira em 2020, Prémio “Livro do Ano - 2020” atribuído pela Associação de Livrarias de Madrid à sua obra “What’s in a name” e em 2021 o Prémio de Poesia Ibero-Americana instituído pela Universidade de Salamanca e Património Nacional Espanhol, entre outras.

Para além de académica distinta foi uma cidadã empenhada em causas da igualdade e solidariedade. Foi coautora do “Dicionário de Crítica Feminista” e orientou a edição anotada das “Novas Cartas Portuguesas”. Dotada de grande coragem cívica, foi a primeira candidata na lista do Bloco de Esquerda-Porto nas eleições autárquicas de 2013, tendo sido eleita para a Assembleia Municipal do Porto. Naquele órgão autárquico as suas intervenções, a sua palavra, foram sempre em defesa da cidade, pela liberdade e pela democracia, tendo renunciado ao mandato quando as crescentes solicitações para a sua participação em congressos e outros eventos literários no estrangeiro impossibilitaram a sua presença nas reuniões daquele órgão autárquico. Na edição da Feira do Livro do Porto em finais de Agosto, Ana Luísa Amaral será a autora a celebrar.

A Coordenadora Concelhia do Porto do Bloco de Esquerda perante esta grande perda para a poesia e literatura portuguesas, exprime o seu profundo pesar e manifesta as suas condolências à família e amigas e amigos da poeta e cidadã exemplar Ana Luísa Amaral.

6 de Agosto de 2022

O Secretariado da Comissão Coordenadora Concelhia do Porto do BE