Share |

Sobre: Notícias

Março 1, 2013
Os deputados municipais e outros autarcas do BE/Porto não aceitam a crueldade social do Executivo camarário e irão fazer mais uma concentração de 4ª a 6ª feira (27/2 a 1/3) junto à Domus Social – rua Monte dos Burgos, 12 – entre as 11 e as 13 horas.
Abril 23, 2023
O Bloco de Esquerda elegeu, neste sábado, a Comissão Coordenadora Concelhia do Porto para o biénio 2023-2025. A Lista A - "Porto: uma cidade para viver, tantas lutas para travar!" obteve 76,4% dos votos, elegendo 11 pessoas, a Lista E - "No Porto: luta por uma cidade democrática, participada e inclusiva" obteve 23,6%  dos votos, elegendo 4 pessoas.
Setembro 16, 2022
O povo da cidade e região do Porto está de parabéns, o Bolhão é do povo e regressou ao povo. Desde 2002 que o destino do Bolhão parecia estar traçado: Rui Rio votava-o ao abandono e assinava a sentença de privatização em 2008. A cidade disse não e mobilizou-se. Levantou-se pelo seu mercado de frescos contra um “acto de puro mercantilismo”. O Porto fez cordões humanos em sua defesa, sessões públicas, criou uma Plataforma de Intervenção Cívica e com ela uma petição com mais de 50.000 assinaturas que levou a ser discutida na Assembleia da República e propôs a sua classificação como Imóvel de Interesse Público. Este último processo culmina apenas já no primeiro mandato de Rui Moreira, que na campanha eleitoral propunha que a recuperação do mercado fosse feita com recurso a privados. A realidade da cidade impôs-se e ainda bem.
Maio 16, 2022
No próximo dia 17 de maio, terça-feira, data em que se celebra nacionalmente e internacionalmente o dia contra a homo, trans e bifobia, duas juntas de freguesia do Porto hasteam oficialmente a bandeira arco-íris. No Bonfim a iniciativa está marcada para as 10h e em Campanhã para as 12h, nos respetivos edifícios das juntas de freguesia.
Abril 29, 2022
O Vereador do Bloco de Esquerda, Sérgio Aires submeteu hoje para a discussão na reunião de Executivo do Porto, a recomendação "Porto livre de Homofobia, Transfobia e Bifobia", que propõe que o Porto encete medidas para ser uma cidade livre de Homofobia, Bifobia e Transfobia.
Abril 15, 2022
Bloco apresenta proposta de retoma do processo de regulamentação do Alojamento Local e de implementação imediata de áreas de contenção, nomeadamente no Centro Histórico do Porto e proposta de criação da declaração fundamentada de carência habitacional na cidade do Porto, recurso previsto na legislação para que o município possa utilizar os instrumentos da Lei de Bases de Habitação na sua plenitude, como é o caso do Direito de Preferência, um mecanismo que permite colmatar as carências habitacionais.
Abril 11, 2022
De acordo com o ofício da Secretaria de Estado do Turismo enviado à Câmara Municipal do Porto, na sequência da aprovação do voto de solidariedade com os trabalhadores do Bingo da Boavista apresentado no Executivo Municipal pelo vereador Sérgio Aires, os trabalhadores receberão contacto da nova concessionária, "Venistiplet Gaming", com informação sobre a sua reintegração.
Março 6, 2022
Ao apresentar uma moção subscrita apenas pelo seu grupo político e centrada num despropositado louvor à NATO, sem referência ao papel da ONU, Rui Moreira opta por promover o jogo político e não o consenso que importa. Há visões diferentes sobre o lugar da NATO nas circunstâncias e no decurso deste conflito, mas isso não impediria a aprovação de uma moção consensual, centrada na solidariedade com a Ucrânia e na condenação inequívoca da invasão e do governo russo. Tal moção, que reflita o sentimento do povo do Porto, só não existirá se Rui Moreira a quiser impedir, por meras razões ideológicas.
Fevereiro 15, 2022
Decorreu esta segunda feira a sessão dedicada ao tema do "Espaço Público do Porto: sua reabilitação e revitalização", agendada por iniciativa do grupo municipal da CDU, ao abrigo do regimento. Apenas a própria CDU, o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista apresentaram propostas. A direita unida rejeitou todas, sem excepção. O grupo de Rui Moreira na Assembleia, com o apoio do PSD e do Chega, sinalizam assim de forma cabal que "Um Espaço Público Para Todas As Pessoas" e "Política Participativas de Gestão do Espaço Público" não interessam à cidade.
Novembro 23, 2021
Esta segunda feira, finalmente, o Executivo de Rui Moreira tomou uma posição cabal: chumbou a proposta do Bloco, acompanhado pelos veradores do PSD, que recentemente anunciou, no contexto do "acordo de governação" que fez com Rui Moreira, a redução da tarifa da água como medida prioritária.