Sobre: Notícias

Novembro 13, 2018

A Assembleia Municipal do Porto aprovou esta segunda-feira uma moção de solidariedade com Domenico Lucano, autarca corajoso  de  Riace (pequena cidade da Calábria, na Itália)  conhecido pelas boas práticas de acolhimento de refugiados. Lucano esteve uma semana em prisão domiciliária por “ajudar migrantes” oriundos de 25 países. A moção apresentada pelo Bloco de Esquerda foi aprovada com votos a favor do PS, CDU, PAN, Bloco e 13 deputados municipais do Grupo Rui Moreira. Os eleitos do PSD abstiveram-se e 7 deputados municipais do Grupo Rui Moreira votaram contra.

Outubro 23, 2018

Rui Moreira recusou a proposta do Bloco para suspender novas licenças de Alojamento Local (AL) na cidade durante um ano. Seguno presidente da Câmara do Porto, a solução para o problema da habitação está no mercado.

Outubro 20, 2018

O Bloco de Esquerda defende a suspensão de novas licenças de AL em toda a cidade do Porto durante 1 ano, período durante o qual, de resto, continuarão em funcionamento os mais de 8 mil estabelecimentos já registados. Este tempo é essencial para que o município leve a cabo um estudo aprofundado dos impactos do turismo na cidade do Porto, passando a definir anualmente as áreas de contenção necessárias e consolidando os serviços associados a esta nova função de fiscalização. O município não pode perder mais tempo na defesa do direito à habitação para quem mora e quer morar no Porto.

Fevereiro 13, 2017

No passado sábado, 11 de fevereiro, decorreram as eleições para a Comissão Coordenadora Concelhia do Porto. Tendo havido a candidatura de uma única lista, o resultado saldou-se em 43 votos na lista A, 1 Branco e 4 nulos.

Fevereiro 9, 2017

Dezembro 6, 2016

Foi há 20 anos, em 5 de Dezembro de 1996, que a Unesco declarou o Centro Histórico do Porto como Património Mundial da Humanidade. Entre outras razões, porque “…oferece, pelo tecido urbano e pelos numerosos edifícios históricos, um testemunho notável do desenvolvimento duma cidade europeia”.

Abril 6, 2015

Sede BE Porto || 21h30

Este debate questiona a relação das palavras e os seus significados com a política e a esquerda.
Com José Castro e João Teixeira Lopes.

Março 18, 2015

O Bloco Porto voltou ao Bolhão no último dia 8 de março de manhã, para relembrar o que parece estar esquecido, o Bolhão é para reabilitar. Quase um ano e meio depois das eleições autárquivas e da tomada de posse do novo executivo, as obras no Bolhão tardam demasiado em chegar. Não nos esquecemos que foram e são principalmente as mulheres do Bolhão que lutam contra o abandono e degradação deste equipamento. Juntamente com elas e eles não desistimos da luta por um Bolhão bem vivo, com gente dentro, emblema da cidade do Porto.

Fevereiro 13, 2015

A proposta do Bloco de Esquerda, aprovada pela Assembleia Municipal de 12 de fevereiro, com 27 votos a favor, 9 contra e 5 abstenções, vai no sentido de converter o Canil Municipal em centro Centro de Proteção e Bem-Estar de Animais de Rua. A ação do canil tem-se centrado no abate e nos obstáculos à adoção. A proposta constava do programa da candidatura Virar o Porto ao Contrário, com o qual o BE reafirma o seu compromisso.

Fevereiro 7, 2015

No âmbito das eleições à comissão coordenadora concelhia do Porto do Bloco de Esquerda, decorrerá no próximo dia 11, pelas 21:30, na sede distrital, um debate entre as duas listas concorrentes.

Fevereiro 7, 2015

Dia 14 de fevereiro, entre as 14h e as 18h, realiza-se a Assembleia Eleitoral da Concelhia do Porto, que se destina a eleger a nova Coordenadora Concelhia do Porto para o mandato dos próximos dois anos.

Janeiro 19, 2015

Na tarde de 17 de janeiro concentraram-se cerca de 200 pessoas em frente ao canil municipal do Porto em protesto contra as más condições que apresenta para albergar os animais. A necessidade de parar com a política de abates, de promover e de facilitar as adoções e as esterilizações foram os principais motivos para que duas cidadãs, Sandra Silva e Fátima Cerqueira, tenham convocado a população para esta ação. De novo compareceram diversas associações pelos direitos dos animais e ativistas do Bloco de Esquerda e do PAN, incluindo a representante do BE na Assembleia Municipal Ada Pereira da Silva.

Outubro 26, 2014

Um novo logótipo e a cor azul. Das mudanças mais visíveis introduzidas pelo executivo camarário que tomou posse há um ano atrás. Para o grupo municipal do Bloco de Esquerda, falta o mais importante: dar novas respostas às cidadãs e aos cidadãos do Porto. Faltam novas políticas, concretas e tangíveis, que cortem com a os 12 anos de gestão do PSD e CDS-PP em que a desigualdade social e territorial cresceu como nunca, a reabilitação urbana foi um fiasco, o investimento municipal diminuiu mais de 100 milhões de euros e o desemprego na cidade quase duplicou.

Abril 15, 2014

O Dia Nacional dos Centros Históricos é mais uma oportunidade para avaliar as políticas públicas de protecção e revitalização dos centros  das cidades.  Em baixo, um comunicado da coordenadora concelhia do Porto a propósito da data: