Share |

Comunicado Inundações decorrentes das chuvas extremas na cidade do Porto

Tendo em conta os eventos decorrentes das chuvas extremas na cidade do Porto, e subsequentes inundações, o Bloco de Esquerda expressa toda a solidariedade com as pessoas afetadas. Agradecemos ainda o trabalho dos bombeiros, equipas de limpeza, trabalhadores da Câmara, dos serviços de proteção civil e empresas municipais, bem como de todos os restantes envolvidos no socorro e reposição da normalidade.

Valorizando ainda o trabalho de quem se encontra a averiguar as causas que levaram a esta situação, o Bloco de Esquerda aguarda a necessária avaliação do que levou a que as águas não tenham drenado através do Rio de Vila e na rede de escoamento de águas pluviais, tendo escorrido à superfície.

Entendemos ainda que deve ser garantida a estabilidade e a segurança das escarpas ribeirinhas e que a avaliação deve ser feita em toda a sua extensão.

A antecipação de situações desta intensidade é essencial no momento que vivemos, tendo em conta que cenários como o desta manhã poderão ser mais frequentes pelo acentuar de fenómenos extremos, consequência das alterações climáticas.

Aguardando o resultado da análise em curso, o Bloco pugnará para que sejam tomadas as medidas necessárias para que tal situação não se repita.

 

A Comissão Coordenadora Concelhia do Porto do Bloco de Esquerda                    07/01/2023